O que é Razor Syntax?


A Razor Syntax é baseada no framework ASP.NET (que é a parte do framework Microsoft.NET) responsável por criar aplicações web e propõe um novo modelo para a construção de páginas de visualização (views) em aplicações web.

Razor Syntax é uma sintaxe de programação utilizada para embutir o código de servidor em páginas da web, criando páginas dinâmicas.

A sintaxe Razor começou a ser desenvolvida em junho de 2010 e foi lançada em janeiro de 2011. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma linguagem de programação. As páginas são escritas em C# ou VB.NET, porém utilizando as regras propostas pela sintaxe Razor.

Com a sintaxe Razor temos todo o poder ASP.NET, porém é uma sintaxe concisa e menos detalhada. Essas característica facilita o aprendizado para desenvolvedores com pouca experiência em programação web e faz com que desenvolvedores experts sejam mais produtivos.

Aplicações desenvolvidas com Razor Syntax funcionam da seguinte forma: o servidor lê a página e executa o código de servidor primeiro, antes de enviar o HTML para o navegador ou browser.

O código que é executado no servidor, executa tarefas que não podem ser feitas no browser como, por exemplo, acessar um banco de dados do servidor.

Dessa forma, o código do servidor cria conteúdo HTML dinâmico em tempo real, antes de ser enviado ao navegador e quando observado pelo navegador, o código HTML gerado pelo servidor é exatamente igual a um conteúdo HTML estático.

As páginas que utilizam a sintaxe Razor possuem extensões especiais: .cshtml (desenvolvidas com C#) e .vbhtml (desenvolvidas com VB).

Acesse o índice do blog, onde estão listados todos os posts sobre o assunto e esteja por dentro de todas as novidades! Bom aprendizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!